Conecte-se Conosco

Assistência Social e Habitação

Agosto Dourado: Aleitamento materno e suas interfaces

Publicado

em

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A amamentação é a base da vida. Ele sacia a fome e impulsiona o viver. É, naturalmente, indispensável nos primeiros momentos da existência. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais. Afinal, amamentar é um ato de amor sem limites!

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como:
– realização de palestras e eventos;
– divulgação nas diversas mídias;
– reuniões com a comunidade;
– ações de divulgação em espaços públicos;
– iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.


A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais é um imperativo da sociedade. Então, o que é necessário para criar um ambiente favorável e melhorar as práticas de amamentação? Proteção, promoção e apoio à amamentação são estratégias importantes em nível institucional e individual. Ações coordenadas para otimizar a alimentação infantil em tempos normais e em emergências é essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas.

Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assistência Social e Habitação

Um dia de cuidados especiais para beneficiários da Assistência Social em Piaçabuçu

Publicado

em


A Secretaria de Assistência Social e Habilitação de Piaçabuçu promoveu um dia de atendimento especial para os beneficiários dos programas sociais do município. O evento contou com a presença do Pediatra Dr. João Silva, que realizou atendimentos específicos para as crianças participantes do Programa Criança Feliz.

O Programa Criança Feliz tem como objetivo cuidar da primeira infância, oferecendo assistência em diversas áreas para garantir um desenvolvimento saudável e integral das crianças. Os atendimentos do Pediatra foram realizados de forma atenciosa e cuidadosa, visando o bem-estar e a saúde das crianças do programa.

Além dos atendimentos pediátricos, o evento marcou o início dos atendimentos com a nutricionista para as mulheres participantes dos grupos Movimente-se. Esses grupos oferecem aulas gratuitas de educação física, acompanhamento com nutricionista, psicóloga e assistente social, proporcionando um olhar diferenciado e um atendimento especial para as mulheres de Piaçabuçu.

Os atendimentos com a nutricionista visam orientar e acompanhar de perto a alimentação e a saúde nutricional das mulheres, promovendo hábitos alimentares saudáveis e contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Essa iniciativa da Secretaria de Assistência Social demonstra o compromisso da gestão municipal em oferecer cuidados e atenção especial para os beneficiários dos programas sociais, buscando sempre o bem-estar e a qualidade de vida da população piaçabuçuense

Continue lendo

Assistência Social e Habitação

Mutirão da Tarifa Equatorial Energia: Prefeitura de Piaçabuçu oferece serviços especiais à população

Publicado

em

Na próxima terça-feira, dia 16 de abril, a Prefeitura de Piaçabuçu, em parceria com a Equatorial Energia, realizará um mutirão de atendimento à população. O evento acontecerá na sede da Assistência Social e Habitação, das 09h às 16h, e contará com diversos serviços e ações especiais.

Durante o mutirão, os moradores terão a oportunidade de negociar suas contas de energia de forma especial, facilitando o pagamento e evitando cortes no fornecimento. Além disso, haverá a troca de lâmpadas, proporcionando mais eficiência energética para os participantes.

Outro serviço oferecido será o cadastro na Tarifa Social, um benefício que oferece descontos na conta de energia para famílias de baixa renda. Equipes estarão disponíveis para orientar os interessados sobre como se cadastrar e usufruir desse benefício.

Além dos serviços relacionados à conta de energia, o mutirão também contará com ações de orientação sobre a segurança com a energia elétrica, visando conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.

O mutirão da Tarifa Equatorial Energia é uma oportunidade única para os moradores de Piaçabuçu regularizarem sua situação junto à concessionária de energia, além de receberem orientações e serviços especiais. Compareça e aproveite!

Continue lendo

Assistência Social e Habitação

Carimba que é top! Piaçabuçu comprovou todas as metas solicitadas até março de estamos rumo à certificação do selo UNICEF

Publicado

em

A cidade de Piaçabuçu está mais perto do que nunca de conquistar a certificação do Selo UNICEF, que reconhece os esforços municipais em prol das crianças e dos adolescentes. A gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habilitação, liderada por Suzane Araújo, comprovou o alcance de todas as metas solicitadas até março, mostrando um compromisso sólido com o bem-estar e o desenvolvimento da juventude.

A implementação da Lei de Escuta Protegida, um instrumento fundamental para garantir a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, foi um dos destaques desse avanço. Além disso, a segunda reunião de acompanhamento do Plano de Ação com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) evidenciou o comprometimento da gestão em manter um diálogo aberto e efetivo com a sociedade civil.

Outro marco importante foi a implementação do Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI), que visa garantir um desenvolvimento adequado e saudável para as crianças nos primeiros anos de vida. Essa iniciativa reforça o compromisso de Piaçabuçu em construir uma cidade mais justa e igualitária para todos os seus cidadãos, desde a mais tenra idade.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habilitação, sob a liderança de Suzane Araújo, tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, articulando ações e programas que impactam diretamente a vida das crianças e adolescentes do município. Com esse empenho, Piaçabuçu demonstra que está pronta para receber a certificação do Selo UNICEF, reafirmando seu compromisso com o presente e o futuro de sua juventude.

Sobre o Selo UNICEF: O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que tem como objetivo promover, defender e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes em todo o mundo.

A certificação do Selo UNICEF é um reconhecimento do compromisso de um município em desenvolver políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e igualitário para todos.

Continue lendo
Propaganda Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet

Destaque

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por ASCOMCE