Prefeitura de Piaçabuçu adere ao Selo Unicef e fortalece Ações de Proteção a Crianças e Adolescentes

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Em Alagoas, das 74 cidades aptas a participar, 70 assinaram o termo de adesão, assumindo o compromisso de manter como prioridade a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência, e Piaçabuçu está entre eles garantindo o Selo Unicef edição 2021/2024.

“Ao aderirmos o Selo UNICEF, estamos assumindo o compromisso de promover políticas públicas que priorizam os direitos das nossas crianças e adolescentes, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada”, disse o secretário de Assistência Social e Habitação, Fábio Almeida.

Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência.

Distribuição de ovos de Páscoa faz alegria das crianças em Piaçabuçu

Nesta quarta-feira, dia 27, a cidade e povoados de Piaçabuçu viveram momentos de muita alegria e diversão com a distribuição de ovos de Páscoa. A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação, contou com a participação de diversas autoridades municipais, incluindo o tesoureiro municipal Rymes Lessa, a primeira dama e secretária de cultura Adriana Brêda, a secretária de assistência social Suzane Araujo, a secretária de Saúde Jeane Dias, Secretário de Finanças Guido Beltrão e a equipe da assistência social.

A distribuição dos ovos de Páscoa foi marcada por muita animação e interação com as crianças, que se mostraram encantadas com a surpresa. A presença das autoridades locais demonstra o compromisso da administração municipal em promover momentos de alegria e descontração para a comunidade, especialmente para as crianças.

A iniciativa foi muito bem recebida pela população, que destacou a importância de eventos como esse para fortalecer os laços comunitários e promover o bem-estar das crianças. Uma forma de celebrar a Páscoa de maneira significativa, levando alegria e esperança para as crianças e suas famílias.

Esse evento foi mais uma ação bem-sucedida da administração municipal, que busca sempre proporcionar momentos de felicidade e integração para a comunidade, promovendo ações que contribuam para a qualidade de vida da população. Mais uma prova do espírito solidário e acolhedor que permeia a cidade, tornando-a um lugar especial para se viver e celebrar momentos como a Páscoa.

Prefeitura Promove Ação Social

Nesta segunda-feira, 25 de março, a Prefeitura de Piaçabuçu realizou uma ação social através da Unidade Básica de Saúde (UBS) PEBA. Durante a manhã, no povoado Bonito, a comunidade teve acesso a atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos, proporcionando cuidados essenciais à saúde da população.

Além dos serviços de saúde, a ação também contou com atividades recreativas para as crianças, como distribuição de ovos de Páscoa, pintura no rosto, pula-pula e algodão doce, garantindo momentos de diversão e alegria para os pequenos.

No período da tarde, a equipe da UBS PEBA se deslocou para outros pontos da cidade, realizando a distribuição de ovos de Páscoa no Conjunto José de Castro e no Povoado Céu. Além disso, foi oferecida a atualização do cartão de vacina, reforçando a importância da imunização para a saúde de toda a comunidade.

Essa iniciativa da Prefeitura de Piaçabuçu demonstra o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores, promovendo ações que visam atender às necessidades de saúde e proporcionar momentos de alegria e integração entre os cidadãos.

Prefeitura inicia cadastro do programa moradia legal, no conjunto José de castro

A Prefeitura de Piaçabuçu, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas, está atualmente na fase de cadastramento das famílias para a regularização fundiária, por meio do programa Moradia Legal. Essa iniciativa é fundamental para o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população.

No dia 19 de março, a equipe da Assistência Social esteve no conjunto José de Castro para realizar o cadastramento do projeto Moradia Legal. O objetivo é regularizar a documentação das casas dos moradores cadastrados no CadÚnico. Essa ação em conjunto visa construir um futuro mais justo e digno para a comunidade de Piaçabuçu.

O programa Moradia Legal, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Alagoas, viabiliza gratuitamente o registro cartorário de pequenos imóveis de pessoas de baixa renda, em parceria com as prefeituras, a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) e os cartórios locais.

A parceria entre a Prefeitura de Piaçabuçu e o Tribunal de Justiça de Alagoas, por meio do programa Moradia Legal, representa um importante avanço na busca pela regularização fundiária e pelo acesso à moradia digna para a população. Ao garantir a segurança jurídica das propriedades, esse projeto contribui não apenas para o desenvolvimento urbano, mas também para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, que passam a ter acesso a serviços essenciais com mais facilidade.

A ação conjunta da equipe da Assistência Social, empenhada em realizar o cadastramento e regularizar a documentação das casas, demonstra o compromisso das instituições envolvidas em promover a justiça social e o bem-estar da comunidade de Piaçabuçu. Essa iniciativa é um exemplo de como a união de esforços pode transformar positivamente a realidade de uma cidade, construindo um futuro mais justo e digno para todos.