Conecte-se Conosco

Fique ligado!

Piaçabuçu recebe a IV Expedição do Rio São Francisco nesta segunda (08)

Publicado

em

O programa de expedições científicas do Baixo São Francisco vem sendo realizado desde 2018. Este ano o evento entra em sua quarta expedição. São ações de cunho social, ambiental e de geração de renda no baixo São Francisco. Piaçabuçu receberá a expedição nesta segunda-feira, 08 de novembro,  a partir das 14 horas.

O trabalho será executado em 35 áreas de pesquisa através de mais de 30 instituições participantes, dentre elas as Universidades Federais de Sergipe (Ufs), da Paraíba (UFPB), da Bahia (UFBA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Institutos Federais de Alagoas (Ifal) e do Ceará (IFCE), além da própria UFAL, dentre outras.

Para o prefeito Djalma Beltrão, é um privilégio poder receber um evento de cunho tão importante para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do município, além de incentivar a pesquisa e novos conhecimentos.

“A 4ª Expedição Científica do Baixo São Francisco traz um suporte de estudos do nosso rio e oferece dados que irão contribuir na gestão de políticas públicas para os ribeirinhos. Para nós, de Piaçabuçu, é uma honra e privilégio enorme estar recebendo essa expedição que possui um importante objetivo de proporcionar avanços de diversas áreas através de um trabalho feito por uma instituição de credibilidade e renome em Alagoas”, frisou o prefeito.

O evento reúne centenas de pesquisadores de diferentes áreas, que viajam durante 10 dias para diversos municípios ribeirinhos, a fim de levantar maiores informações sobre o rio São Francisco e a parte socioeconômica das comunidades que vivem no entorno dele.

Na ocasião, será gravado um documentário: Memoriam do Velho Chico.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique ligado!

Secretaria de Saúde Intensifica Ações Contra a Dengue em Piaçabuçu

Publicado

em

A equipe de combate às endemias da Secretaria de Saúde de Piaçabuçu tem trabalhado incansavelmente para combater o mosquito Aedes aegypti, especialmente durante o período de chuvas repentinas e calor intenso, que favorecem a proliferação dos criadouros do mosquito e a disseminação da dengue.

Neste período de chuvas, os agentes de endemias intensificam as visitas, inspecionando e tratando locais que possam servir de criadouros para o mosquito.

“Realizamos visitas domiciliares rotineiras, mas nesta época do ano, o ambiente se torna propício para o surgimento de novos criadouros e a reprodução do mosquito. Por isso, estamos atuando em modo emergencial para bloquear a transmissão do Aedes aegypti,” explica Natália Guedes, coordenadora de endemias.

O procedimento de emergência é iniciado a partir de informações fornecidas pela vigilância epidemiológica sobre casos suspeitos e/ou confirmados de dengue. A partir daí, a equipe realiza uma busca ativa do endereço do paciente e intensifica as ações em todo o quarteirão afetado. “Na maioria dos casos, quando há confirmação de um paciente com dengue, encontramos larvas positivas do Aedes aegypti durante as ações de bloqueio e intensificação,” acrescenta Natália.

Para ajudar no combate, a Secretaria de Saúde pede à população que mantenha os quintais limpos, eliminando possíveis criadouros como garrafas, pneus, entulhos ou qualquer recipiente que possa acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão, limpar calhas e utilizar produtos como detergente, sabão em pó ou água sanitária nos ralos internos e externos.

Apesar das condições favoráveis para a proliferação do mosquito, Piaçabuçu está com apenas um caso confirmado de dengue. Conseguindo reduzir significativamente os focos do Aedes aegypti, o que tem permitido manter o controle dos casos de dengue.

Com a continuidade das medidas preventivas e o esforço conjunto da comunidade, é possível manter Piaçabuçu segura e saudável.

  • Mantenha seu quintal limpo.
  • Elimine recipientes que acumulam água.
  • Lave bebedouros de animais com sabão.
  • Limpe calhas e ralos.

Se sentir sintomas como febre, dores no corpo e manchas vermelhas, procure sua Unidade de Saúde.
Vamos juntos combater a dengue!

Continue lendo

Assistência Social e Habitação

CAMPANHA: Junho Violeta mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

Publicado

em

Participe e ajude a proteger nossos idosos!

Neste mês de junho, a campanha Junho Violeta visa aumentar a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A iniciativa, promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a Secretaria de Saúde, busca sensibilizar a comunidade sobre os direitos dos idosos e as diversas formas de violência que podem sofrer, como negligência, abuso físico, psicológico e financeiro.

No dia 20 de junho, os idosos atendidos pelo CRAS terão a oportunidade de participar de uma sessão especial com um geriatra, onde poderão receber orientações e cuidados específicos para a sua saúde. O atendimento será realizado na sede do CRAS a partir das 13h.

Já no dia 21 de junho, será realizada uma palestra no Auditório da Saúde, às 13h, destinada aos idosos e seus familiares. A palestra abordará temas essenciais para a proteção e bem-estar dos idosos, além de promover um espaço para discussões e esclarecimentos.

A campanha Junho Violeta é um chamado à ação para todos os membros da comunidade, incentivando o respeito, a dignidade e a valorização dos idosos. Participe e faça a diferença na vida dos nossos idosos!

Para mais informações, entre em contato com o CRAS local.

CRONOGRAMA

Continue lendo

Fique ligado!

Piaçabuçu é Reconhecida em Documentário “Foz do Rio São Francisco: Encontro do Rio com o Mar”

Publicado

em

O programa “Boa Sorte Viajante” é uma emocionante jornada pelo Brasil, dedicada a explorar belas paisagens, sabores diversos e a rica tapeçaria cultural deste país continental. Apresentado por Matheus Boa Sorte, o programa percorre várias regiões brasileiras, sempre com o objetivo de compartilhar com o telespectador as principais observações e experiências de suas viagens.

Matheus já visitou seis estados brasileiros e, agora, chegou até Piaçabuçu Alagoas, destacando a cidade no documentário “Foz do Rio São Francisco: Encontro do Rio com o Mar”. Este trabalho audiovisual, produzido pelo canal do YouTube “Boa Sorte Viajante”, explora as maravilhas naturais da região, enfatizando a espetacular confluência do rio São Francisco, conhecido carinhosamente como Velho Chico, com as águas salgadas do Oceano Atlântico.

“As paisagens são de tirar o fôlego, com dunas impressionantes, vasta extensão de água e inúmeras possibilidades para desbravar um dos lugares mais especiais do nordeste brasileiro.” O documentário oferece uma visão imersiva das belezas naturais e das oportunidades turísticas que Piaçabuçu proporciona.

Além das belezas naturais, o documentário aborda a rica história do município. Piaçabuçu foi inicialmente ocupada pelos índios Caetés e começou a se formar como povoado nos primeiros tempos da exploração do baixo São Francisco pelos donatários da capitania de Pernambuco, em 1660, pelo português André Dantas. Um fato interessante sobre a história local, também destacado no documentário, é a visita do imperador Dom Pedro I em 1859, quando Piaçabuçu ainda era uma Freguesia pertencente a Penedo. O imperador, ao chegar, dirigiu-se à capela em ruínas, ajoelhou-se e orou. Em suas anotações, Dom Pedro I mencionou ter sido recebido com laços de diversas cores atados em varas e uma música de rabecas e outros instrumentos.

Convidamos todos os cidadãos e turistas a assistirem ao documentário “Foz do Rio São Francisco: Encontro do Rio com o Mar” e a compartilharem essa obra que tão bem representa nossa querida Piaçabuçu. Este reconhecimento é motivo de orgulho para todos nós e reafirma o potencial turístico e histórico da nossa cidade.

Assista ao documentário e descubra as maravilhas que Piaçabuçu tem a oferecer.

Continue lendo

Destaque

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por ASCOMCE