Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, a 9ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu nesta sexta-feira, 24 de março, em Piaçabuçu. O evento, organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). Este evento ocorre a cada quatro anos e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre gestão e sociedade, para a construção de políticas públicas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A Secretária de Saúde, Jeane Dias, a vice-presidente do CMS, Marivânia Calumby, o Coordenador de Vigilância em Saúde, Enfermeiro Ruy, a coordenadora da Atenção Primária, Jayane Araújo, a Vereadora Loura Amaral, as representantes da Associações Aroeira e dos Agricultores do Povoado Retiro, Rita Paula e Nayara, marcaram presença e participaram da a mesa diretora do evento juntamente com os secretários Geferson Monteiro, Suzane Araújo e Marcondes Brito, o presidente do tutelar, Douglas Macedo, e o representante da Cooperativa Copaíba, Mário Capitulino.
O evento aconteceu na Escola Municipal Faustino Victor de Araújo, e teve como objetivo levantar as demandas de articulação entre a sociedade e as autoridades da saúde.
Durante o evento foram apresentados quatro eixos de discussões para o levantamento das principais questões relacionadas à saúde no município. “O Brasil que temos, O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
Além disso, houve uma palestra com a Assistente Social, especialista em gestão e planejamento em saúde e gerente da regionalização e participação social da SESAU, Lenize Abreu.
Em seu pronunciamento, a Secretária de Saúde, destacou a importância da conferência para discutir e aprovar propostas que visam possibilitar políticas públicas para o setor.
“Momentos como esse são de extrema importância para que possamos discutir sobre melhorias na saúde pública do nosso município. Este é o momento de opinar, ouvir, debater e propor”, ressaltou ela.
Em seguida, conduzido pelo coordenador de Vigilância em Saúde, Enfermeiro Ruy, foi lido e aprovado o Regimento Interno da 9ª Conferência Municipal de Saúde.
Os debates foram iniciados com as exposições dos eixos temáticos sob a coordenação do enfermeiro Ruy.
O encontro proporcionou aos participantes uma significativa troca de ideias e experiências, que se transformaram em propostas de novas ações, para o fortalecimento da saúde do Município de Piaçabuçu.
No encerramento dos trabalhos foram escolhidos os delegados Edineide Leão e Marivânia Calumby que representarão Piaçabuçu na Conferência Estadual, juntamente com duas usuárias da saúde.
Na manhã desta quinta-feira, 22 de junho, a sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi palco de um importante evento voltado para a saúde e bem-estar dos idosos de Piaçabuçu. Em apoio à Campanha Junho Violeta, que visa combater a violência contra a pessoa idosa, o CRAS organizou um dia especial de atendimento geriátrico.
O evento contou com a presença de profissionais de saúde especializados em geriatria, que ofereceram consultas médicas, orientações sobre cuidados preventivos e exames básicos de saúde.
A Campanha Junho Violeta é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância de proteger e respeitar os idosos, denunciando casos de abuso e negligência. O objetivo é promover uma cultura de paz e respeito, garantindo que os direitos dos idosos sejam respeitados.
O CRAS de Piaçabuçu tem se destacado como um ponto de apoio essencial para a comunidade, oferecendo diversos serviços e programas que visam melhorar a qualidade de vida das famílias. A realização do atendimento geriátrico é mais um exemplo do compromisso da instituição com o bem-estar dos cidadãos, especialmente dos mais vulneráveis.
Eventos como o atendimento geriátrico realizado hoje no CRAS são fundamentais para fortalecer a rede de apoio à população idosa de Piaçabuçu. Através de ações integradas e do trabalho dedicado dos profissionais envolvidos, é possível promover uma vida mais saudável e digna para todos.
A equipe de combate às endemias da Secretaria de Saúde de Piaçabuçu tem trabalhado incansavelmente para combater o mosquito Aedes aegypti, especialmente durante o período de chuvas repentinas e calor intenso, que favorecem a proliferação dos criadouros do mosquito e a disseminação da dengue.
Neste período de chuvas, os agentes de endemias intensificam as visitas, inspecionando e tratando locais que possam servir de criadouros para o mosquito.
“Realizamos visitas domiciliares rotineiras, mas nesta época do ano, o ambiente se torna propício para o surgimento de novos criadouros e a reprodução do mosquito. Por isso, estamos atuando em modo emergencial para bloquear a transmissão do Aedes aegypti,” explica Natália Guedes, coordenadora de endemias.
O procedimento de emergência é iniciado a partir de informações fornecidas pela vigilância epidemiológica sobre casos suspeitos e/ou confirmados de dengue. A partir daí, a equipe realiza uma busca ativa do endereço do paciente e intensifica as ações em todo o quarteirão afetado. “Na maioria dos casos, quando há confirmação de um paciente com dengue, encontramos larvas positivas do Aedes aegypti durante as ações de bloqueio e intensificação,” acrescenta Natália.
Para ajudar no combate, a Secretaria de Saúde pede à população que mantenha os quintais limpos, eliminando possíveis criadouros como garrafas, pneus, entulhos ou qualquer recipiente que possa acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão, limpar calhas e utilizar produtos como detergente, sabão em pó ou água sanitária nos ralos internos e externos.
Apesar das condições favoráveis para a proliferação do mosquito, Piaçabuçu está com apenas um caso confirmado de dengue. Conseguindo reduzir significativamente os focos do Aedes aegypti, o que tem permitido manter o controle dos casos de dengue.
Com a continuidade das medidas preventivas e o esforço conjunto da comunidade, é possível manter Piaçabuçu segura e saudável.
Mantenha seu quintal limpo.
Elimine recipientes que acumulam água.
Lave bebedouros de animais com sabão.
Limpe calhas e ralos.
Se sentir sintomas como febre, dores no corpo e manchas vermelhas, procure sua Unidade de Saúde. Vamos juntos combater a dengue!
Neste mês de junho, a campanha Junho Violeta visa aumentar a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A iniciativa, promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a Secretaria de Saúde, busca sensibilizar a comunidade sobre os direitos dos idosos e as diversas formas de violência que podem sofrer, como negligência, abuso físico, psicológico e financeiro.
No dia 20 de junho, os idosos atendidos pelo CRAS terão a oportunidade de participar de uma sessão especial com um geriatra, onde poderão receber orientações e cuidados específicos para a sua saúde. O atendimento será realizado na sede do CRAS a partir das 13h.
Já no dia 21 de junho, será realizada uma palestra no Auditório da Saúde, às 13h, destinada aos idosos e seus familiares. A palestra abordará temas essenciais para a proteção e bem-estar dos idosos, além de promover um espaço para discussões e esclarecimentos.
A campanha Junho Violeta é um chamado à ação para todos os membros da comunidade, incentivando o respeito, a dignidade e a valorização dos idosos. Participe e faça a diferença na vida dos nossos idosos!
Para mais informações, entre em contato com o CRAS local.