Fique ligado!

Ministério Público e Conselho Tutelar tomam providências sobre possível omissão do dono do Pit bull que atacou uma criança em Piaçabuçu

Nesta terça-feira (09), o representante do Ministério Público Dr. João Batista Santos Filho, Promotor de Justiça de Piaçabuçu, juntamente com as Conselheiras Tutelares Mara Lessa e Eliane Reis, fizeram uma visita surpresa à criança que foi atacada por dois cachorros, ambos da raça pitbull, na última quarta-feira, dia 03 de maio.

A razão da visita foi para verificar se a criança e seus pais estão recebendo o tratamento e cuidados adequados.

No ocorrido, a criança e sua genitora foram atacadas pelos cachorros enquanto passavam pela rua onde fica localizado o local em que os animais ficam e haviam escapado. Ambas foram socorridas por populares que presenciaram o ocorrido.

A criança teve ferimentos graves na cabeça.

O Promotor de Justiça usou de uma dinâmica para conversar com a criança ensinando-a as palavras e os significado de solidariedade e empatia, de forma lúdica, para esclarecer para ela que todos da sociedade de Piaçabuçu estavam ao seu lado e de sua família.

Nessa visita o Promotor de Justiça entrou em contato com o Delegado de Polícia Dr. Rúbens Natário e com a Defensora Pública do Município Dra. Thainá Cidrão, afirmando que todos estão tomando as medidas para a solução do problema, para que se faça justiça e o fato não se repita, trazendo perigo para outras pessoas da comunidade.

Fique ligado!

Podcast aborda questões cruciais sobre abuso sexual infantil em Piaçabuçu

No dia 8 de maio, aconteceu um podcast esclarecedor, que discutiu a campanha de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. O evento contou com a participação de Douglas Feitosa, Conselheiro Tutelar; Carolina Barbosa, Assistente Social; e Ana Luiza, Enfermeira.

Durante o podcast, foram abordados temas sensíveis e importantes sobre o perfil do abusador, que muitas vezes é alguém próximo à família e que não levanta suspeitas. Foi destacado o papel do Disque 100 como um canal seguro e anônimo para denúncias, garantindo o sigilo da identidade do denunciante.

Além disso, foram apresentadas as redes de proteção social disponíveis em Piaçabuçu, como o CRAS e o CREAS, que oferecem apoio e assistência às vítimas de abuso e exploração sexual, bem como a importância do Abrigo Institucional como um recurso valioso para a proteção dessas crianças e adolescentes.

O Conselho Tutelar é uma instituição crucial para proteger os direitos das crianças e adolescentes. Ele é responsável por garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido, especialmente em casos de violência e vulnerabilidade. O Conselho Tutelar trabalha em colaboração com outras entidades para assegurar um ambiente seguro para o desenvolvimento dos jovens.

O podcast foi uma oportunidade única para a comunidade de Piaçabuçu se informar e se conscientizar sobre o tema, além de destacar a importância da prevenção e do combate ao abuso sexual infantil. A Prefeitura de Piaçabuçu reforça seu compromisso em proteger os jovens e criar um ambiente seguro para seu desenvolvimento.

Foi dado o ponta pé inicial nas ações do Maio Laranja contra o abuso infantil em Piaçabuçu

Hoje, dia 8 de maio, marcou o início das ações do Maio Laranja em Piaçabuçu, campanha de conscientização e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A Prefeitura de Piaçabuçu liderou a iniciativa, que consistiu na sinalização de pontos comerciais e prédios públicos em todo o município, abrangendo também os bairros e povoados da região.

A sinalização tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes contra qualquer forma de abuso e exploração sexual. Essa ação visa não apenas informar, mas também mobilizar a comunidade para a prevenção desse grave problema social.

Durante todo o mês de maio, outras ações estão programadas para promover a conscientização e o combate ao abuso infantil, reforçando o compromisso de Piaçabuçu com a proteção dos mais vulneráveis. Junte-se a nós nessa causa!

Programa Bolsa Família mais perto de você: Secretaria de Assistência Social e Habitação leva equipe à Comunidade Pixaim

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Piaçabuçu promoveu uma visita à Comunidade Pixaim como parte do projeto “Bolsa Família mais perto de você”. A ação teve como objetivo levar os serviços do programa mais perto da população, facilitando o acesso e promovendo a inclusão social.

Durante a visita, a equipe da secretaria realizou atendimentos e orientações sobre o Bolsa Família, esclarecendo dúvidas e auxiliando os moradores na atualização cadastral. Além disso, foram realizadas análises para identificar a viabilidade de implantação de um curso de fabricação de pães caseiros na comunidade.

“A comunidade Pixaim apresenta um grande potencial para a implantação desse curso, devido à sua disposição em aprender e à disponibilidade de recursos naturais. Estamos estudando a logística, a estrutura necessária e outros detalhes para garantir que o curso seja um sucesso”, afirmou a secretária de Assistência Social e Habilitação, Suzane Araújo.

O projeto “Bolsa Família mais perto de você” tem como objetivo garantir o acesso da população aos diversos serviços, benefícios e programas, promovendo a inclusão social. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Piaçabuçu e busca beneficiar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Assistência Social e Habitação reforça seu compromisso em atender às necessidades da população e buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento local.