Fique ligado!
Inauguração do Auditório Professor Dr. Guido Brêda e entrega da manutenção predial da Secretaria de Saúde, Laboratório e UBS CENTRO em Piaçabuçu
Hoje, dia 08 de março, a cidade de Piaçabuçu celebrou um marco importante para a saúde e a comunidade local. O Prefeito Djalma Beltrão e a Secretária de Saúde Jeane Dias, juntamente com o deputado federal Marx Beltrão, inauguraram o Auditório Professor Dr. Guido Breda e entregaram a manutenção predial da Secretaria de Saúde, Laboratório e UBS CENTRO.
Em seu discurso, o Prefeito Djalma Beltrão expressou sua emoção: “Me emocionei ao inaugurarmos a reforma da Secretaria de Saúde e o auditório que leva o nome de meu saudoso pai, Professor Dr. Guido Brêda. Seu legado de amor pela medicina e dedicação ao bem-estar das pessoas transcende fronteiras. Este auditório é uma homenagem merecida a sua memória e ao seu compromisso com a saúde pública. Reafirmo nosso compromisso, trabalhando incansavelmente para o bem-estar de todos os cidadãos de nossa cidade.”
A reforma da Secretaria de Saúde representa um compromisso renovado com o bem-estar e a saúde da comunidade. Com instalações modernas e adequadas, a cidade está mais preparada do que nunca para oferecer serviços de qualidade e atendimento humanizado a todos os cidadãos.
O auditório, dedicado ao renomado médico e professor Dr. Guido Breda, é um espaço moderno e equipado para eventos educacionais e culturais, honrando o legado e a contribuição significativa que o Dr. Guido Breda deixou para a comunidade de Piaçabuçu.
A entrega da manutenção predial da Secretaria de Saúde, Laboratório e UBS CENTRO demonstra o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura de saúde na cidade, proporcionando um ambiente mais adequado para atendimento à população e para o trabalho dos profissionais de saúde.
A Secretária de Saúde Jeane Dias destacou: “A revitalização destas instalações é um marco para nossa cidade, demonstrando nosso compromisso em proporcionar um ambiente adequado para cuidar da saúde de todos os cidadãos de Piaçabuçu.”
O Deputado Federal Marx Beltrão também comentou sobre os investimentos na região: “É gratificante ver investimentos como estes em nossa região, que visam melhorar a qualidade de vida e o acesso aos serviços essenciais para a população. Estamos comprometidos em continuar apoiando iniciativas que promovam o bem-estar de todos.”
Biografia do Prof. Dr. Guido Brêda:
George Guido Brêda,
Nasceu quando o inverno findava, e as flores já se preparavam para apontar que a primavera na cidade de Maceió, já estava se aconchegando. Era 3 de setembro de 1939. Mês grandioso, da independência do Brasil.
Seus pais, foram Guttemberg Brêda e Maria de Lourdes Brêda, procriaram 8 filhos, sendo 7 homens e uma mulher, o qual ele foi o terceiro.
Guttemberg Brêda, seu genitor, foi o pioneiro das construções e imobiliárias na cidade, homem trabalhador e honesto, de valores familiares bem definidos, assim como Maria de Lourdes, mulher de incontáveis adjetivos, católica devota e muito caridosa. Ambos estavam muito adiante de seu tempo, deixaram seu legado espalhado na bela arquitetura que cunhou no “Paraíso das águas“e permanecerá através do tempo.
George Guido, era um menino prodígio, sapeca e inteligente, de cabelos cacheados e dourados, olhos verdes brilhantes e desafiadores.
Conheceu na porta do colégio Santíssimo Sacramento, a mulher mais bela, inteligente e doce que ele jamais havia visto, Djalice Beltrão Siqueira Brêda. O amor floresceu quase instantâneo, e decidiram formar uma família. Muito jovens, casaram aos 17 anos de idade. Tiveram juntos 5 filhos: Djalma, Gutte, Lulice, Dó e Djinha.
Guido decidiu então abraçar a medicina, paixão desde criança, e ao se formar, viajou com a família à Recife, onde estagiou por um ano na cadeira de Otorrino, e no seguinte ano, foi aprovado na prova de residência no Hospital das clínicas, em 1969, onde viajaram todos à São Paulo, onde concluiu também seu mestrado. Trabalhou então no conceituado Hospital das Clínicas, no Hospital do Servidor, e no Hospital de Diadema, sendo também convidado para lecionar na Universidade de Itajubá, onde trabalhava os fins de semana. Homem guerreiro, passava o dia no hospital e as noites estudando. Sua esposa Djalice foi seu apoio incondicional, personagem clave para seu êxito profissional e pessoal, pois tinham que sustentar na juventude de seus 24 anos seus 4 filhos.
Morou quase 8 anos em São Paulo, onde construiu excelentes amizades, desfrutou da família e aperfeiçoou muito a sua carreira. No ano de 1975 a família movida por saudades resolveu regressar as suas raízes, à cidade de Maceió. Ingressou como professor de Otorrino na Universidade Federal de Alagoas e abriu seu consultório onde era muito requisitado.
Foi um profissional extremamente capacitado e bem conceituado, onde recebeu ao longo de sua vida inúmeras homenagens.
No ano de 1978, nasce o quinto filho do casal, a Djinha, onde Guido e Djalice foram pais outra vez aos 40 anos de idade, depois de já haver praticamente criado seus primeiros 4 filhos. Renasceu com eles a alegria de recomeçar!
Em 2005 foi Secretário de Saúde de Piaçabuçu, onde ajudou com todo o seu conhecimento e bagagem médica a uma saúde de qualidade para os Piaçabuçuences.
Sua trajetória foi tecida com a honra de haver sido um homem humano, temente à Deus, sensível e honesto, cuidadoso e organizado, priorizava sempre a família, onde passava noites em claro junto com sua amorosa e dedicada esposa Djalice esperando seus filhos chegarem das festas, ou quando podia, ele mesmo ia retirá-los.
Avô dedicado,
brincava constantemente com seus netos e contava histórias intermináveis ao anoitecer.
Faleceu dia 31 de março de 2017, 4 minutos depois da meia noite, aos 77 anos de idade. No mesmo dia em que faleceu seu filho Gutte, porém, 27 anos depois.
Seu salmo preferido era o 23, e todas as noites, orava com o terço nas mãos, sendo essa oração uma de suas últimas palavras: “O Senhor é meus Pastor, nada me faltará…
Deitar-me em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Além do Prefeito, da Secretária de Saúde e do Deputado Federal, estiveram presentes; a comunidade, o tesoureiro Rymes Lessa, os secretários e vereadores de Piaçabuçu, como o Vereador Erisvaldo Menininho, Vereadora Loura Amaral, Alysson Morango, Jaime Cazuza, Deda Lobo, Roberto Policial e Marivaldo Barros.
Essa inauguração e entrega reafirmam o compromisso da gestão municipal com a saúde e o bem-estar da população de Piaçabuçu, garantindo infraestrutura adequada e serviços de qualidade para todos os cidadãos.
Confira mais fotos deste evento clicando no link abaixo.
https://drive.google.com/drive/folders/1PKDwkufYBWP-HBD9qR2SzbiyhArd38_t
Fique ligado!
Secretaria de Saúde Intensifica Ações Contra a Dengue em Piaçabuçu
A equipe de combate às endemias da Secretaria de Saúde de Piaçabuçu tem trabalhado incansavelmente para combater o mosquito Aedes aegypti, especialmente durante o período de chuvas repentinas e calor intenso, que favorecem a proliferação dos criadouros do mosquito e a disseminação da dengue.
Neste período de chuvas, os agentes de endemias intensificam as visitas, inspecionando e tratando locais que possam servir de criadouros para o mosquito.
“Realizamos visitas domiciliares rotineiras, mas nesta época do ano, o ambiente se torna propício para o surgimento de novos criadouros e a reprodução do mosquito. Por isso, estamos atuando em modo emergencial para bloquear a transmissão do Aedes aegypti,” explica Natália Guedes, coordenadora de endemias.
O procedimento de emergência é iniciado a partir de informações fornecidas pela vigilância epidemiológica sobre casos suspeitos e/ou confirmados de dengue. A partir daí, a equipe realiza uma busca ativa do endereço do paciente e intensifica as ações em todo o quarteirão afetado. “Na maioria dos casos, quando há confirmação de um paciente com dengue, encontramos larvas positivas do Aedes aegypti durante as ações de bloqueio e intensificação,” acrescenta Natália.
Para ajudar no combate, a Secretaria de Saúde pede à população que mantenha os quintais limpos, eliminando possíveis criadouros como garrafas, pneus, entulhos ou qualquer recipiente que possa acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão, limpar calhas e utilizar produtos como detergente, sabão em pó ou água sanitária nos ralos internos e externos.
Apesar das condições favoráveis para a proliferação do mosquito, Piaçabuçu está com apenas um caso confirmado de dengue. Conseguindo reduzir significativamente os focos do Aedes aegypti, o que tem permitido manter o controle dos casos de dengue.
Com a continuidade das medidas preventivas e o esforço conjunto da comunidade, é possível manter Piaçabuçu segura e saudável.
- Mantenha seu quintal limpo.
- Elimine recipientes que acumulam água.
- Lave bebedouros de animais com sabão.
- Limpe calhas e ralos.
Se sentir sintomas como febre, dores no corpo e manchas vermelhas, procure sua Unidade de Saúde.
Vamos juntos combater a dengue!
Assistência Social e Habitação
CAMPANHA: Junho Violeta mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa
Participe e ajude a proteger nossos idosos!
Neste mês de junho, a campanha Junho Violeta visa aumentar a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A iniciativa, promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a Secretaria de Saúde, busca sensibilizar a comunidade sobre os direitos dos idosos e as diversas formas de violência que podem sofrer, como negligência, abuso físico, psicológico e financeiro.
No dia 20 de junho, os idosos atendidos pelo CRAS terão a oportunidade de participar de uma sessão especial com um geriatra, onde poderão receber orientações e cuidados específicos para a sua saúde. O atendimento será realizado na sede do CRAS a partir das 13h.
Já no dia 21 de junho, será realizada uma palestra no Auditório da Saúde, às 13h, destinada aos idosos e seus familiares. A palestra abordará temas essenciais para a proteção e bem-estar dos idosos, além de promover um espaço para discussões e esclarecimentos.
A campanha Junho Violeta é um chamado à ação para todos os membros da comunidade, incentivando o respeito, a dignidade e a valorização dos idosos. Participe e faça a diferença na vida dos nossos idosos!
Para mais informações, entre em contato com o CRAS local.
CRONOGRAMA
Fique ligado!
Piaçabuçu é Reconhecida em Documentário “Foz do Rio São Francisco: Encontro do Rio com o Mar”
O programa “Boa Sorte Viajante” é uma emocionante jornada pelo Brasil, dedicada a explorar belas paisagens, sabores diversos e a rica tapeçaria cultural deste país continental. Apresentado por Matheus Boa Sorte, o programa percorre várias regiões brasileiras, sempre com o objetivo de compartilhar com o telespectador as principais observações e experiências de suas viagens.
Matheus já visitou seis estados brasileiros e, agora, chegou até Piaçabuçu Alagoas, destacando a cidade no documentário “Foz do Rio São Francisco: Encontro do Rio com o Mar”. Este trabalho audiovisual, produzido pelo canal do YouTube “Boa Sorte Viajante”, explora as maravilhas naturais da região, enfatizando a espetacular confluência do rio São Francisco, conhecido carinhosamente como Velho Chico, com as águas salgadas do Oceano Atlântico.
“As paisagens são de tirar o fôlego, com dunas impressionantes, vasta extensão de água e inúmeras possibilidades para desbravar um dos lugares mais especiais do nordeste brasileiro.” O documentário oferece uma visão imersiva das belezas naturais e das oportunidades turísticas que Piaçabuçu proporciona.
Além das belezas naturais, o documentário aborda a rica história do município. Piaçabuçu foi inicialmente ocupada pelos índios Caetés e começou a se formar como povoado nos primeiros tempos da exploração do baixo São Francisco pelos donatários da capitania de Pernambuco, em 1660, pelo português André Dantas. Um fato interessante sobre a história local, também destacado no documentário, é a visita do imperador Dom Pedro I em 1859, quando Piaçabuçu ainda era uma Freguesia pertencente a Penedo. O imperador, ao chegar, dirigiu-se à capela em ruínas, ajoelhou-se e orou. Em suas anotações, Dom Pedro I mencionou ter sido recebido com laços de diversas cores atados em varas e uma música de rabecas e outros instrumentos.
Convidamos todos os cidadãos e turistas a assistirem ao documentário “Foz do Rio São Francisco: Encontro do Rio com o Mar” e a compartilharem essa obra que tão bem representa nossa querida Piaçabuçu. Este reconhecimento é motivo de orgulho para todos nós e reafirma o potencial turístico e histórico da nossa cidade.
Assista ao documentário e descubra as maravilhas que Piaçabuçu tem a oferecer.
-
Educação1 ano atrás
Creche Cria Dalvinha de Castro: Um Sonho que se tornou realidade no Pontal do Peba
-
Cultura e Juventude2 anos atrás
Carnaval 2023: Praia do Pontal do Peba lota com apresentação das Bandas Valneijós, Nefi Miranda e Estrada 101
-
Educação2 anos atrás
Piaçabuçu avança na educação e disponibiliza serviços especializados para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo