Conecte-se Conosco

Assistência Social e Habitação

Combate ao Trabalho Infantil foi Tema de Live, nesta sexta (11)

Publicado

em

No Brasil, 2,4 milhões de crianças e adolescentes de 05 a 17 anos estão em situação de trabalho infantil. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), e mostram que o trabalho infantil é um dos mais graves problemas do país. Sob uma perspectiva humana, social e econômica, a Prefeitura de Piaçabuçu, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e do CREAS, em parceria com o CRAS, Procuradoria Geral, Conselho Tutelar e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), promoveu uma live de conscientização, informativa e educativa abordando o seguinte tema: Desafios no enfretamento ao Trabalho Infantil, nesta sexta-feira, 11 de junho, fechando assim as ações da campanha que estão acontecendo desde o início da semana.

A atividade teve a participação da Coordenadora do CREAS, Elvira Rosa, da Psicóloga do CREAS, Maylane Soares, do Subprocurador municipal, Rafael Santos, do Conselheiro Tutelar, Douglas Feitosa, da Assistente Social da SEMASH, Carolina Barbosa, da Assistente Social do CRAS, Aneliza Souza, da Médica Veterinária da Secretaria de Agricultura, Luyse Farias, e do convidado especial, que foi vítima do trabalho infantil, o jovem Ailton.

O objetivo da campanha é levar informações à população. A ideia é orientar a todos de como prosseguir em casos de trabalhos infantil, assim como combatê-lo. Foram apresentadas as ações que cada órgão presente tem realizado no município para que o índice de crianças e adolescentes trabalhando seja diminuído e até mesmo exterminado.

Para a Coordenadora do CREAS, Elvira Rosa, todos em conjunto tem um papel fundamental no combate ao trabalho infantil.

“Todos nós temos a responsabilidade social de abordar esse tema. O trabalho infantil subtrai das crianças o direito à infância, à educação, e tem repercussão na própria sociedade. Impossibilita a formação de indivíduos, principalmente os que estão em vulnerabilidade econômica. É de extrema importância que todos se unam no combate ao trabalho infantil, disse a coordenadora.

O convidado especial da Live, o jovem Ailton, é residente de Penedo, e foi vítima de traumas causados pelo Trabalho Infantil. Na sua adolescência, aos 14 anos, Ailton sofreu um acidente de trabalho que fez com que ele se tornasse tetraplégico. O jovem, que atualmente está com 20 anos, trabalhava em uma oficina mecânica quando o cabeçote do automóvel no qual ele estava trabalhando caiu sobre ele, e causou o trauma físico, e consequentemente, o psicológico.

A psicóloga do CREAS, Maylane Soares, explicou que a vítima do trabalho infantil sofre diversos traumas, que a marca por toda vida, e por isso deve ser combatido.

“Quando uma criança ou adolescente é exposto ao trabalho infantil, ela está puxando para si diversos traumas que poderão marcá-la por toda sua vida, principalmente, por muitas delas, estar em situação de vulnerabilidade, acabam também sendo vítima de exploração sexual”, disse.

Desde 2017, a SEMASH, vem buscando meios de combater o trabalho infantil no município, desenvolvendo ações para resolver essa problemática. Em Piaçabuçu, o caso evidente do trabalho infantil acontece na feira-livre com os meninos que fazem carregos. E esse foi um dos assuntos debatidos na live,

Por meio do SCFV, está sendo promovidas atividades socioeducativas para eles para retirar essas crianças e adolescentes da atividade, assim como reuniões e bate-papos com os pais ou responsáveis, como explicou a Assistente Social da SEMASH, Carolina Barbosa.

“Através do Serviço de Convivência, temos oferecido às crianças e adolescentes atividades como a escola de futebol, karatê, artes, dentre outras, que são desenvolvidas por elas no horário oposto ao de suas aulas na escola. Com a pandemia, estamos enfrentando uma dificuldade de continuar com essas atividades. Conversando com eles percebemos o desejo de estarem na escola de futebol, então estamos procurando fazer aquilo que eles desejam como forma de cativá-los. Além de tudo, procuramos os pais para orientá-los, mas percebemos uma resistência, pois argumentam como sendo uma ajuda econômica”, explicou Carolina Barbosa.

Assistente Social do CRAS, Aneliza Souza, ressaltou durante a live, que foi realizado um levantamento, em dezembro de 2019, de quantas crianças e adolescentes estão na atividade braçal na feira-livre, e em fevereiro de 2020 foi observado que o número duplicou.

“É uma dificuldade muito grande que enfrentamos quando realizamos essa busca ativa, até mesmo pelas próprias crianças que ficam receosas de passar informações, então, tivemos que desconstruir uma imagem da equipe e criar vínculos com elas. E por meio do serviço de convivência conseguimos estreitar os laços”, disse.

Outra ação que estará sendo desenvolvida, juntamente com a secretaria de Agricultura, é a distribuição de coletes para identificar quais estão exercendo a atividade na feira de forma legalizada.

“Estaremos distribuindo coletes de identificação para todos que fazem o trabalho de carrego na feira para identificar quais deles estão de forma legalizada. Estaremos incentivando à população para procurar os serviços destes”, explicou a representante da Secretaria de Agricultura, Luyse Farias.

O conselho Tutelar, assim como a Procuradoria Municipal, tem agido em parceria com os demais órgãos para combater a disseminação do trabalho infantil no município. A estimativa é que seja combatido num todo. A participação da população é fundamental, por isso, é recomendado que em casos de exploração infantil, independente de qual tipo, seja denunciada. Disque 100.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assistência Social e Habitação

Capacitação no Abrigo Municipal visa melhorar atendimento às crianças e adolescentes acolhidos

Publicado

em

A Prefeitura de Piaçabuçu deu início nesta quarta-feira (23), a uma importante capacitação com as funcionárias do Abrigo Municipal. O objetivo é garantir que o trabalho realizado pela equipe seja feito com excelência e cuidado, atendendo às necessidades específicas desses jovens de forma eficaz.

O primeiro encontro contou com a presença de Vinicius Barbosa, renomado psicólogo, analista comportamental e coach, como palestrante. Sua experiência e conhecimento enriqueceram o evento. O treinamento é fundamental para preparar a equipe para lidar com as demandas e desafios do acolhimento, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para os jovens que passam por momentos delicados em suas vidas.

Para Suzane Araújo, Secretária de Assistência Social e Habitação, a capacitação é essencial para garantir um serviço de qualidade às crianças e adolescentes acolhidos. “Estamos empenhados em oferecer o melhor atendimento possível a esses jovens, e a capacitação da equipe é fundamental para alcançarmos esse objetivo”.

A capacitação continuará com outros encontros, pois são momentos ricos de aprendizagem e aprimoramento dos profissionais envolvidos. A expectativa é que, ao final do programa, a equipe esteja ainda mais preparada e motivada para prestar um serviço de excelência às crianças e adolescentes acolhidos pelo Abrigo Municipal.

A Prefeitura reafirma seu compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento pleno desses jovens, garantindo um atendimento de qualidade e humanizado.

Continue lendo

Assistência Social e Habitação

Um dia de cuidados especiais para beneficiários da Assistência Social em Piaçabuçu

Publicado

em


A Secretaria de Assistência Social e Habilitação de Piaçabuçu promoveu um dia de atendimento especial para os beneficiários dos programas sociais do município. O evento contou com a presença do Pediatra Dr. João Silva, que realizou atendimentos específicos para as crianças participantes do Programa Criança Feliz.

O Programa Criança Feliz tem como objetivo cuidar da primeira infância, oferecendo assistência em diversas áreas para garantir um desenvolvimento saudável e integral das crianças. Os atendimentos do Pediatra foram realizados de forma atenciosa e cuidadosa, visando o bem-estar e a saúde das crianças do programa.

Além dos atendimentos pediátricos, o evento marcou o início dos atendimentos com a nutricionista para as mulheres participantes dos grupos Movimente-se. Esses grupos oferecem aulas gratuitas de educação física, acompanhamento com nutricionista, psicóloga e assistente social, proporcionando um olhar diferenciado e um atendimento especial para as mulheres de Piaçabuçu.

Os atendimentos com a nutricionista visam orientar e acompanhar de perto a alimentação e a saúde nutricional das mulheres, promovendo hábitos alimentares saudáveis e contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Essa iniciativa da Secretaria de Assistência Social demonstra o compromisso da gestão municipal em oferecer cuidados e atenção especial para os beneficiários dos programas sociais, buscando sempre o bem-estar e a qualidade de vida da população piaçabuçuense

Continue lendo

Assistência Social e Habitação

Mutirão da Tarifa Equatorial Energia: Prefeitura de Piaçabuçu oferece serviços especiais à população

Publicado

em

Na próxima terça-feira, dia 16 de abril, a Prefeitura de Piaçabuçu, em parceria com a Equatorial Energia, realizará um mutirão de atendimento à população. O evento acontecerá na sede da Assistência Social e Habitação, das 09h às 16h, e contará com diversos serviços e ações especiais.

Durante o mutirão, os moradores terão a oportunidade de negociar suas contas de energia de forma especial, facilitando o pagamento e evitando cortes no fornecimento. Além disso, haverá a troca de lâmpadas, proporcionando mais eficiência energética para os participantes.

Outro serviço oferecido será o cadastro na Tarifa Social, um benefício que oferece descontos na conta de energia para famílias de baixa renda. Equipes estarão disponíveis para orientar os interessados sobre como se cadastrar e usufruir desse benefício.

Além dos serviços relacionados à conta de energia, o mutirão também contará com ações de orientação sobre a segurança com a energia elétrica, visando conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.

O mutirão da Tarifa Equatorial Energia é uma oportunidade única para os moradores de Piaçabuçu regularizarem sua situação junto à concessionária de energia, além de receberem orientações e serviços especiais. Compareça e aproveite!

Continue lendo
Propaganda Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet

Destaque

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por ASCOMCE