Conecte-se Conosco

Turismo, Meio Ambiente, e Recursos hídricos

Ação conjunta de fiscalização do ICMBio e Prefeitura é realizada na APA da Praia do Peba

Publicado

em

A Prefeitura de Piaçabuçu, através da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura, realizou uma ação de fiscalização, conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na Praia do Pontal do Peba.

Essa ação foi realizada em cumprimento à determinação do Ministério Púbico Federal (MPF) e da Advocacia Geral da União (AGU), com o objetivo de notificar e orientar a população sobre a irregularidade das construções na área marítima.

“Essa ação teve como objetivo o cumprimento do termo de ajustamento de conduta, que proíbe edificações, reformas e novas construções, na Praia do Pontal do Peba. O município, provocado pelo Mistério Público, através desse TAC, retomou com os andamentos dos processos de ordenamento da orla marítima”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Otávio Augusto.

Nesta feita, todos os proprietários de estabelecimentos comerciais e imóveis de toda a extensão litorânea do Distrito Pontal do Peba foram conscientizados sobre a determinação do MPF e notificados.

A secretária de turismo, meio ambiente e recursos hídricos, Djinha Beltrão, ressaltou que a Prefeitura de Piaçabuçu realizou essa ação Preocupada com ordenamento da orla marítima, e com os cidadãos que estão a mercê do avanço do mar.

“Reiteramos que, anteriormente, esses proprietários receberam autuações do ICMBio. Com a aparição de novas edificações e construções os moradores, comerciantes e proprietários de imóveis ficam a mercê do avanço do mar que acontece periodicamente”, concluiu ela.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo, Meio Ambiente, e Recursos hídricos

Em clima de festa, a VI expedição do São Francisco chega a Piaçabuçu

Publicado

em

Em clima de muita festa, os pesquisadores da VI Expedição Cientifica do Rio São Francisco atracaram em Piaçabuçu. Com alegria as equipes embarcadas foram recepcionadas com fogos, musicas, e apresentações culturais da banda de fanfarra da Escola Professor Uilson Ferreira Costa e a dança do Coco de Roda. O momento contou com a presença dos respectivos secretários Djalice Beltrão, Jeane Dias, Ariqueides Castro, Alípio Araújo, Marcondes Brito, bem como da vereadora Loura Amaral, e representantes da Educação.

Entre as atividades realizadas em Piaçabuçu, destaca-se a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos com base no que aprendeu com as Expedições anteriores, oficina de ensino para os professores da rede municipal, além de atividades esportivas.

Outra ação realizada pela expedição foi o atendimento ortodôntico bem a como a apresentação de um curso que será feito em 2024 para os piscicultores do município além de orientações sobre prevenção de doenças, e planejamento familiar, para os moradores de Piaçabuçu. Ainda durante o dia alguns estudantes puderam visitar as embarcações que foram adaptadas para se transformar em um laboratório náutico.

A expedição também realizou pesquisas arqueológicas, que buscaram identificar novos sítios arqueológicos submersos entre Piaçabuçu e a Foz do São Francisco que podem revelar aspectos da história e da cultura da região.

Além disso, a expedição promoveu o intercâmbio de saberes entre os cientistas e os moradores locais, valorizando o conhecimento tradicional e a identidade cultural do povo ribeirinho. Foram realizadas oficinas, palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas, envolvendo temas como meio ambiente, direitos humanos, economia solidária, artesanato, música, dança e literatura.

A expedição é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), reuniu mais de 100 pesquisadores divididos em 35 áreas de pesquisas, que realizaram estudos sobre a situação do rio e das comunidades ribeirinhas, além de promoverem ações de educação, saúde, cidadania e cultura.

Continue lendo

Turismo, Meio Ambiente, e Recursos hídricos

Piaçabuçu se prepara para a 6ª Edição da Expedição Científica do Baixo São Francisco

Publicado

em

Piaçabuçu está se preparando para a sexta edição da aguardada Expedição Científica do Baixo São Francisco. Representantes do setor público se reuniram com a comissão organizadora, na cidade de Penedo, para alinhar detalhes do evento, que está programado para acontecer em novembro deste ano.

Com um histórico de sucesso, a Expedição Científica do Baixo São Francisco se firmou como uma oportunidade única de explorar e estudar a rica biodiversidade e os desafios ambientais enfrentados pela região.

Este evento é liderado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contando com a parceria de diversas instituições, entre elas o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de prefeituras do baixo São Francisco, inclusive a de Piaçabuçu, em que  pesquisadores, cientistas e estudantes de diversas áreas se reúnem anualmente para conduzir estudos, coletar dados e promover a troca de conhecimento sobre o ecossistema do rio São Francisco e suas adjacências.

Nesta sexta edição, Piaçabuçu receberá mais uma vez, especialistas de todo o país interessados em contribuir para a compreensão e preservação desse importante recurso natural. A parceria entre a comissão organizadora e representantes locais visa garantir que o evento seja uma oportunidade não apenas para a pesquisa científica, mas também para o envolvimento da comunidade.

Este ano o evento trará diversas novidades, dentre elas órgão o lançamento o projeto-piloto de fossa jardim em comunidades tradicionais visitadas durante a expedição, com implantação em uma escola pública e uma casa, moradia a ser definida.

A expectativa é de que os resultados dessas pesquisas contribuam para embasar políticas públicas e práticas de preservação mais eficazes.

Para agilizar os trâmites da realização do evento, em Piaçabuçu, foi montado uma comissão com representantes das repartições públicas:

  • Secretaria de Turismo: Wenderson Aguiar;
  • Secretaria de Educação: Pedro Marques;
  • Secretaria de Urbanismo: Anderson Araújo;
  • Secretaria de Cultura: Joelson Calixto
  • Secretaria de Assistência Social: Carolina Barbosa
  • Secretaria de Infraestrutura: Gustavo Leite
  • Secretaria de Agricultura: Ailton Jonas Monteiro
  • Secretaria de Saúde: Rafaela Santos
  • Secretaria de Esportes: Geilma Feitoza
  • Secretaria de Pesca: Alípio Araújo
  • Secretaria de Administração: Maria José Silva  
  • Assessoria de Comunicação: Alícia Leão
  • Gabinete do Prefeito: Eduardo Gomes
  • Ouvidoria Municipal: Willames dos Santos

A Expedição Científica do Baixo São Francisco se destaca não apenas como um evento de relevância científica, mas também como uma oportunidade de estreitar laços entre a comunidade local e os pesquisadores que se dedicam a compreender e proteger o valioso patrimônio natural do Brasil.

Continue lendo

Turismo, Meio Ambiente, e Recursos hídricos

Piaçabuçu se prepara para receber curso do programa “Escola do Turismo” promovido pela Setur Alagoas

Publicado

em

No próximo dia 24, Piaçabuçu se tornará palco do programa “Escola do Turismo”, uma iniciativa da Secretaria de Turismo do estado (Setur Alagoas). O curso, que tem como objetivo fomentar o conhecimento e capacitação na área do turismo, acontecerá na Escola Uilson Ferreira Costa, promovendo oportunidades valiosas para os interessados.

A notícia foi dada por Sandra Vilanova, superintendente de infraestrutura logística para o turismo, que foi a entrevistada desta semana do programa Piaçabuçu em Ação, realizado pela prefeitura, através da Assessoria de Comunicação Municipal (Ascom).

O curso abordará uma variedade de tópicos relevantes, desde hospitalidade até informações sobre destinos locais, visando equipar os participantes com as habilidades necessárias para atender às demandas da indústria.

Os interessados em participar do curso devem se inscrever no endereço eletrônico http://www.setur.al.gov.br/.

“Com a crescente importância do setor turístico na região, a Prefeitura de Piaçabuçu, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Setur/AL, está empenhada em se oferecer treinamento de qualidade, aprimorando a oferta de serviços e enriquecendo a experiência dos visitantes”, explicou a secretária de Turismo, Djinha Beltrão.

Continue lendo
Propaganda Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet

Destaque

Copyright © 2024. Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por ASCOMCE