Prefeitura de Piaçabuçu, promove Curso de Industrialização de Doces

A Prefeitura de Piaçabuçu, por meio da Secretaria de Agricultura, em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou um curso de industrialização de doces, proporcionando aos participantes valiosas habilidades e conhecimentos para aprimorar suas atividades na área da agroindústria.

Com o objetivo de fomentar a produção de doces artesanais na região e promover o desenvolvimento da agricultura familiar, o curso de industrialização de doces se revelou uma iniciativa de grande relevância para os habitantes de Piaçabuçu. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas modernas e práticas para a fabricação de doces caseiros, explorando as riquezas locais e promovendo a geração de renda no município.

O programa do curso incluiu diversas etapas, abordando desde a seleção de matérias-primas de qualidade até a produção, embalagem e comercialização dos produtos. Os participantes também receberam instruções sobre os requisitos de higiene e segurança alimentar, garantindo a qualidade e a conformidade dos produtos fabricados.

A iniciativa visa não apenas enriquecer a gastronomia local com produtos de alta qualidade, mas também oferecer oportunidades de emprego e renda para a população, contribuindo para o crescimento econômico da região.

Agricultura, pecuária e abastecimento

Reunião com Contemplados do Programa Garantia Safra em Piaçabuçu Fortalece Agricultura Local

Neste sábado, dia 20 de abril, ocorreu em Piaçabuçu a reunião com os agricultores contemplados pelo Programa Garantia Safra, que visa beneficiar os agricultores e seus familiares em períodos de estiagem ou excesso de chuvas.

Os agricultores beneficiados já estão recebendo o benefício no valor de 1.200 reais, o que representa um importante impulso para suas vidas e para a agricultura local. Piaçabuçu é pioneira na região do baixo São Francisco, demonstrando o compromisso da administração municipal em apoiar e incentivar o setor agrícola.

Durante a reunião, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jonas Monteiro, destacou a relevância dessas ações para fortalecer a agricultura do município, ressaltando a importância do Programa Garantia Safra para os agricultores familiares.

Além disso, foram discutidas estratégias para ampliar o acesso dos agricultores aos programas governamentais e para fortalecer a produção agrícola local. A reunião foi marcada pela participação ativa dos agricultores, que compartilharam suas experiências e expectativas em relação ao programa.

O evento foi um sucesso e reafirma o compromisso da administração municipal em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Piaçabuçu.

Agricultura, pecuária e abastecimento

Prefeito Djalma Beltrão firma apoio aos agricultores com assinatura do Garantia-Safra 2024/2025

Nesta sexta-feira, 19 de abril, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jonas Monteiro, esteve em reunião com o Prefeito Djalma Beltrão para discutir importantes questões relacionadas ao setor de agricultura, pecuária e abastecimento do município.

Um dos principais temas abordados foi a compra de 2.000 doses de vacinas para o rebanho de ovinos e caprinos, visando a imunização dos animais e a prevenção de doenças, incluindo os animais da comunidade Pixaim.

Outro ponto relevante levantado durante a reunião foi o programa Garantia-Safra, uma iniciativa do governo estadual em parceria com o governo federal e o município. Neste ano, 29 agricultores do município se cadastraram e foram contemplados, o que representa um importante auxílio para essas famílias que dependem da agricultura como fonte de sustento.

Além disso, na última quarta-feira, as famílias de agricultores contempladas começaram a receber o benefício no valor de 1.200 reais, o que certamente contribuirá para a melhoria das condições de vida dessas famílias e para o desenvolvimento da agricultura local. Piaçabuçu é pioneira no baixo São Francisco neste programa.

O Prefeito Djalma Beltrão destacou a importância dessas ações para o fortalecimento do setor agrícola do município e reafirmou o compromisso da administração municipal em apoiar e incentivar os agricultores locais. A compra das vacinas e o programa Garantia-Safra são medidas que visam garantir a saúde dos animais e o sustento das famílias agricultoras, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do município.

Agricultura, pecuária e abastecimento

Disk Apreensão: Prefeitura intensifica ações de combate a animais solto em rodovia

Quem mora em Piaçabuçu sabe que não é raro encontrar cavalos, bois e outros animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade ou em rodovias, causando transtornos e riscos para o trânsito e para a saúde pública. Pensando em resolver esse problema, a Prefeitura, por meio da Secretaria de agricultura, criou o Disk Apreensão, um serviço para receber denúncias e resgatar esses animais.

O Disk Apreensão funciona pelo WhatsApp, pelo número (82) 99420-1511, todos os dias da semana e feriados. receber uma denúncia, uma equipe se desloca até o local afim de verificar a situação e, se necessário, recolher o animal.

Os animais apreendidos são levados para um abrigo municipal, onde recebem cuidados veterinários e alimentação adequada. O proprietário que tiver o animal recolhido deve ir até a Secretaria, para regularizar a situação. A retirada do animal será realizada mediante o pagamento de multa, que varia de acordo com o tipo e o tamanho do animal, além de outras despesas, como transporte, alimentação e reincidência.

Vale lembrar que esse é um serviço sério e importante para a cidade. Quem passa trote está cometendo um crime e pode ser identificado e punido. Por isso, pede-se que as pessoas usem o Disk Apreensão com responsabilidade e consciência.